10/08/2017 - Quinta-Feira

Caso do Mês de Julho 2017

Foi realizado TC DE FACE e aquisição volumétrica dos dados em aparelho multislice, sem a administração de contraste venoso e realizado reconstruções multiplanares.

Ao exame foi evidenciado a presença de dente incluso na maxila esquerda, identificado na interface entre o incisivo medial permanente e o incisivo lateral da dentição decídua, devendo corresponder ao incisivo lateral permanente. O canino superior esquerdo permanente está parcialmente incluso, destacando-se junto a sua coroa dentária, o dente decíduo canino. Presença de múltiplas massas escleróticas com características de tecido dentários mais bem diferenciados, circundadas por halo rediolucente, identificada junto ao rebordo inferior do elemento incluso medindo o conjunto aproximadamente 1,1cm x 0,8cm nos maiores eixos.
Impressão Diagnóstica: Dente incluso em maxilar superior à esquerda, associado aodontoma composto.

ODONTOMA COMPOSTO

Os odontomas são uma das lesões mandibulares mais comuns e os tumores odontogênicos mais comuns da mandíbula. Eles representam até dois terços de todos esses tumores.

EPIDEMIOLOGIA

Eles podem ocorrer em qualquer idade, embora tipicamente sejam diagnosticados na 2ª década de vida, não existindo predileção por gênero.

FISIOPATOLOGIA/QUADRO CLÍNICO
Alguns autores os consideram como malformações do desenvolvimento (hamartomas).A etiopatogenia ainda é indeterminada, sendo a origem mais aceita relacionada a traumas, infecção ou pressão no local da formação, causando perturbação no mecanismo genético e controlador do desenvolvimento dentário.
São patologias assintomáticas, de evolução lenta, atingindo, na maioria dos casos, pequenas proporções.
São descobertos normalmente em investigação de atraso na esfoliação de dentes decíduos ou posição ectópica dos dentes permanentes, estando associados à falta de erupção de dentes.

CLASSIFICAÇÃO

ODONTOMAS COMPLEXOS: os tecidos dentais representados estão desordenados, ou seja, morfologicamente não remetem à forma de dentes. Se caracterizam como um conglomerado de massa radiopaca bem delimitada, envoltos por um halo radiolúcido.O odontoma complexo tem sua localização principal na região posterior dos maxilares.
ODONTOMAS COMPOSTOS: se originam de uma proliferação exagerada da lâmina dentária, em que todos os tecidos dentais estão representados de uma maneira organizada, formando estruturas semelhantes a dentículos. Se caracterizam como um conjunto de estruturas semelhantes aos dentes, de forma e tamanho variáveis, envoltos por uma zona radiolúcida, sendo sua imagem patognomônica constituída de dois ou mais dentículos de pequeno tamanho. A localização mais frequente do odontoma composto é observada na região anterior da maxila, sendo o dente canino o mais envolvido.Os dentículos encontrados geralmente são pequenos e unirradiculares, envoltos numa matriz fibrosa frouxa.

ACHADOS RADIOLÓGICOS

Inicialmente, o tumor é radiolúcido, mas com o tempo, desenvolvem pequenas calcificações que eventualmente se juntam para formar uma lesão radiodensa.

TRATAMENTO

O tratamento para os odontomas é sua total excisão cirúrgica, com prognóstico bastante favorável, sendo raros os casos de recidiva.O procedimento deve ser realizadotão logo sejam diagnosticados, com completa remoção e curetagem, a fim de promover a reabilitação precoce, evitando futuras sequelas.

 

Axial

Coronal